Vamos criar um dominó
a partir do nosso cubo e vamos posicioná-lo acima da grelha, digitando “gz1 + enter”. Ver imagem abaixo.
Selecionamos o nosso cubo e vamos redimensioná-lo, para isso podemos usar duas formas:
- 1ª – premindo “n”, surge um quadro no lado direito e introduzimos os valores como a figura abaixo,
- 2ª – digitamos “sx.5 + enter”, “sy.5 + enter” e “sz.125 + enter” e devemos obter um objeto como a figura abaixo.
Para posicionar o nosso objeto acima da grelha, no teclado numérico premir “1” e ajustar.
Com o nosso objeto selecionamos, passamos para “Edit Mode”, premindo a tecla “tab” e desselecionamos tudo premindo “a”. Clicamos em baixo em “Face Select” para podermos efetuar as extrusões do nosso objeto até obtermos uma figura parecida com um dominó. Ver figura abaixo.
Digite “e.25 + enter”, “e1 + enter” até obter uma figura parecida com um dominó.
Selecione tudo premindo a tecla “a” (a tecla “A” permite selecionar e desselecionar). No menu do lado esquerdo clique em “Subdivide” e em baixo no mesmo menu vai surgir um submenu “Subdivide” e em “Number of Cuts” digite 4, como na imagem abaixo.
Após termos subdividido, temos que descelecionar tudo premindo a tecla “a”, para o separador central do dominó selecionamos as faces centrais epremimos a tecla “f” (Face) e para os pontos vamos selecionar as faces que pretendemos. Ver imagem abaixo.
Após a seleção, no menu lado esquerdo clicamos em “Extrude Individual” e sem movermos o rato de imediato damos “enter”. Em baixo em “Pivot Point” selecionamos “Individual Origins” e digitamos “s.8 + enter”, “e-.02 + enter”.
Após a extruzão para formarmos os pontos e separador vemos que só temos selecionado as faces e precisamos também de selcionar as faces interiores, para isso clicamos em “Select” e “More” ou então o atalho de combinação do teclado “Ctrl Numpad+”.
Neste momento vamos definir as cores, clicamos em “Material” e no sinal “+”, em “Diffuse” clicamos no retangulo de cor branca e selecionamos a cor pretendida e clicamos em “Assign” para atribuir a cor as faces selecionadas. Podemos inverter a seleção premindo as teclas “Ctrl + I”.
Após termos atribuído as cores, passamos para “Object Mode” premindo a tecla “tab” e em “Add Modifier”, selecionamos “Subdivision Surface”, em “View e Render” digite “3” e deve obter um objeto como a imagem abaixo.
Após ter concluído este objecto pode criar novos objectos e atribuir pontos diferentes, inserir um plano e efetuar um arranjo a gosto e efetuar a renderização premindo “F12”. Abaixo fica a minha composição final.
Resumindo:
- gz1
- sx.5
- sy.5
- sz.125
- Edit Mode
- e.25
- e1
- “A” (Selecionar tudo)
- Subdivide / Number of Cuts: 4
- “A”
- Selecionar faces dos cortes para formar os pontos
- Extrude individual e de imediato prima Enter
- Individual Origins
- s0.8
- e-.02
- Material (cor dado)
- Select / More
- Material (cor pontos) / Assign
- Object Mode
- Add Modifier / Subdivision Surface: 3
- Shading: Smooth