Neste tutorial vamos aprender a criar uma caixa com as abas abertas para fora num ânglo de 45º. Quando iniciamos o Blender deparamos-nos com uma imagem de um cubo no centro de uma grelha, como se pode ver nas imagens abaixo.
Para iniciarmos prima “N” e surgirá do lado direito uma barra chamada “Transform”, aí pode visualizar a posição e dimensões no nosso objeto (caixa), como se pode verificar o nosso objeto está abaixo da grelha, vamos então colocá-lo acima da grelha, indo ao painel “Transform” em “Location” e em “Z” digitar “1” ou então digitar “gz1” (move objeto na coordenada “z” uma unidade). Na figura abaixo pode-se visualizar o efeito.
De seguida vamos editar o nosso objeto (Edit Mode), para entrarmos em modo edição basta premir a tecla “Tab”, esta permite-nos comutar entre o modo de edição (Edit Mode) e o modo objeto (Object Mode). No modo edição selecionamos “Face select” e selecionamos com o botão do lado direito do rato a face superior da caixa e premimos a tecla “Delete” ou “X” e aí surgirá uma caixa de diálogo onde selecionamos o que pretendemos apagar da seleção, neste caso selecionamos “Faces”.
Após termos eliminado a face superior, vamos proceder a extrusões das faces verticais do nosso cubo, selecionamos em baixo a ferramenta “Edge Select” e clicamos com o botão do lado direito do rato na aresta que vamos efetuar a extrusão ou extrusões (para múltiplas seleções clicamos com o botão do lado direito do rato e premimos a tecla “Shift”) e digitamos “ez1” + “Enter”, como se pode ver na imagem abaixo.
Na próxima etapa vamos proceder á dobra das abas da nossa “caixa”. Vamos desselecionar tudo (prima tecla “A”) e vamos selecionar a ferramenta “Vertex Select” e clicamos em dois vértices apostos (botão do lado direito do rato + shift), selecione em baixo “3D Cursor” e de seguida prima tecla “Shift + S” e vai surgir uma caixa de diálogo “Snap”, aí selecione “Cursor to selected”, como na figura abaixo.
Selecione a ferramenta “Edge Select”, e clique na aresta com o botão do lado direito do rato onde vai proceder á dobra como na figura abaixo.
De seguida digite “rx45”, “rx-45”, “ry45” e “ry-45”, em função do eixo em que se encontra vai efetuar a rotação “r” (rotate) “xyz” (eixo) “45” (graus da rotação positivos ou negativos).
No final deve obter o efeito conforme imagem abaixo.
Após isto é só efetuar a renderização, premindo F12.
Resumindo:
- Edit Mode
- Face select
- Delete Faces
- Edge Select
- Selecionar arestas
- Extrusão em “Z” (ez1)
- “A” (desselecionar tudo)
- 3D Cursor
- Snap Cursor to Selected
- Edge Selected (parte superior da extrusão)
- rx45, rx-45, ry45, ry-45