Instalar e configurar o ambiente de desenvolvimento Arduino para Wemos D1 mini

Aqui vai poder seguir passo-a-passo a forma de se configurar o ambiente de desenvolvimento Arduino para os micro-controladores Wifi ESP8266 da Wemos. Esta placa que funciona em muitos dos casos da mesma forma que a placa arduino  UNO, com a vantagem desta também possuir Wifi.

1º Descarregar o Arduino IDE (Integrated Development Environment). Escolher a versão de acordo com o sistema operativo: Página para descarregar

2º Instalar o Arduino IDE e após concluir a instalação, abrir o mesmo e clicar em Ficheiro e Preferências, para se poder instalar o suporte aos dispositivos Wemos D1 mini. Colocar o seguinte link: http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json

Configurar também as mensagens detalhadas, é que nos permite verificar alguns erros e o progresso das tarefas do editor. Ver a figura abaixo.

Se preferir pode seguir as instruções no seguinte endereço: https://github.com/esp8266/Arduino

3º De seguida efetuar a gestão da placa. Então clicamos em Ferramentas, Placa e clicamos em Gestor de Placas. Ver a figura abaixo.

Então surge-nos o Gestor de Placas, e digitamos ESP8266 e clicamos Instalar. Ver a figura abaixo.

Após termos instalado a placa, vamos novamente a Ferramentas, Placa e andando para baixo, selecionamos Wemos D1 R2 & mini (a funcionar a 80MHz). Ver a figura abaixo.

4º Ligar a placa Wemos ESP8266 via USB e configurar a porta de comunicação e a velocidade de transmissão de dados, como se pode ver nas imagens abaixo.

5º Após para verificar que está tudo bem configurado, vamos executar o exemplo Blink que está na secção exemplos para o dispositivo ESP8266. Se tudo funcionar como previsto devemos ver o LED interno do ESP8266 a piscar.

 

Deixar uma resposta