Dominó

Vamos criar um dominó

a partir do nosso cubo e vamos posicioná-lo acima da grelha, digitando “gz1 + enter”. Ver imagem abaixo.

domino_1

Selecionamos o nosso cubo e vamos redimensioná-lo, para isso podemos usar duas formas:

  • 1ª – premindo “n”, surge um quadro no lado direito e introduzimos os valores como a figura abaixo,
  • 2ª – digitamos “sx.5 + enter”, “sy.5 + enter” e “sz.125 + enter” e devemos obter um objeto como a figura abaixo.

Para posicionar o nosso objeto acima da grelha, no teclado numérico premir “1” e ajustar.

domino_2

Com o nosso objeto selecionamos, passamos para “Edit Mode”, premindo a tecla “tab” e desselecionamos  tudo premindo “a”. Clicamos em baixo em “Face Select” para podermos efetuar as extrusões do nosso objeto até obtermos uma figura parecida com um dominó. Ver figura abaixo.

domino_3

Digite “e.25 + enter”,  “e1 + enter” até obter uma figura parecida com um dominó.

domino_4

Selecione tudo premindo a tecla “a” (a tecla “A” permite selecionar e desselecionar). No menu do lado esquerdo clique em “Subdivide” e em baixo no mesmo menu vai surgir um submenu “Subdivide” e em “Number of Cuts” digite 4, como na imagem abaixo.

domino_5

Após termos subdividido, temos que descelecionar tudo premindo a tecla “a”, para o separador central do dominó selecionamos as faces centrais epremimos a tecla “f” (Face) e para os pontos vamos selecionar as faces que pretendemos. Ver imagem abaixo.

domino_6

Após a seleção, no menu lado esquerdo clicamos em “Extrude Individual” e sem movermos o rato de imediato damos “enter”. Em baixo em “Pivot Point” selecionamos “Individual Origins” e digitamos “s.8 + enter”, “e-.02 + enter”.

domino_7

Após a extruzão para formarmos os pontos e separador vemos que só temos selecionado as faces e precisamos também de selcionar as faces interiores, para isso clicamos em “Select” e “More” ou então o atalho de combinação do teclado “Ctrl Numpad+”.

domino_8

Neste momento vamos definir as cores, clicamos em “Material” e no sinal “+”, em “Diffuse” clicamos no retangulo de cor branca e selecionamos a cor pretendida e clicamos em “Assign” para atribuir a cor as faces selecionadas. Podemos inverter a seleção premindo as teclas “Ctrl + I”.

domino_9

Após termos atribuído as cores, passamos para “Object Mode” premindo a tecla “tab” e em “Add Modifier”, selecionamos “Subdivision Surface”, em “View e Render” digite “3” e deve obter um objeto como a imagem abaixo.

domino_10

Após ter concluído este objecto pode criar novos objectos e atribuir pontos diferentes, inserir um plano e efetuar um arranjo a gosto e efetuar a renderização premindo “F12”. Abaixo fica a minha composição final.

domino_11

Resumindo:

  • gz1
  • sx.5
  • sy.5
  • sz.125
  • Edit Mode
  • e.25
  • e1
  • “A” (Selecionar tudo)
  • Subdivide / Number of Cuts: 4
  • “A”
  • Selecionar faces dos cortes para formar os pontos
  • Extrude individual e de imediato prima Enter
  • Individual Origins
  • s0.8
  • e-.02
  • Material (cor dado)
  • Select / More
  • Material (cor pontos) / Assign
  • Object Mode
  • Add Modifier / Subdivision Surface: 3
  • Shading: Smooth

 

Leave a Reply