Dado

Neste tutorial vamos ver como se cria um dado a partir do cubo que o Blender apresenta como se pode ver na imagem abaixo.

Vamos posicionar o nosso cubo acima da grelha digitando “gz1”.

dado1

Após a colocação do nosso dado, vamos entrar em modo de edição (Edit Mode) e com o “Face Select”, vamos na nossa barra da esquerda “Mesh Tools” em “Add” clicar em “Subdivide” e de imediato surge-nos em baixo na barra esquerda “Subdivide” e em “Number of Cuts” colocamos 4, como podemos ver na imagem abaixo.

dado2

Após ter efetuado os cortes ao nosso cubo, vamos desseleccionar tudo, premindo a tecla “A” e vamos selecionar as faces dos cortes para efetuarmos os pontos do nosso dado como na imagem abaixo.

dado3

De seguida na barra do lado esquerdo “Mesh Tools” , clique em “Extrude Individual” e de imediato sem mover o rato prima “Enter”. Selecione em “Pivot Point” (em baixo), “Individual Origins”.

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Digite de seguida “s0.8” (Scale 0.8), deverá ficar como a imagem abaixo.

dado5

Digite “e-0.06” e prima “Enter” (Extrude -0.06) como se pode verificar abaixo.

dado6

De seguida vamos colocar a cor pretendida no dado, para isso na barra lateral direita vamos adicionar o material e selecionar a cor pretendida. Ver imagem abaixo.

dado7

Para a cor dos pontos do nosso dado, clicamos em baixo no menu “Select” e “More”, como imagem abaixo.

dado8

De seguida adicionamos um novo material e selecionamos a cor que pretendemos nos nossos pontos e clicamos em “Assign”, ver imagem abaixo.

dado9

Saímos do modo de edição, premindo a tecla “Tab” e em “Object Mode” na barra direita clicamos em “Add Modifier” e “Subdivision Surface”. Ver imagem abaixo.

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Em “Subdivision Surface” coloque em “Subdivisions” “View: 4 / Render: 4” e clique do lado esquerdo em “Shading: Smooth. Como imagem abaixo.

dado11

E após isto tudo deverá ficar com um dado perfeito. Pode adicionar mais dados repetindo os passos. como a imagem que se segue.

dado12

Resumindo:

  • gz1
  • Edit Mode
  • Subdivide / Number of Cuts: 4
  • “A”
  • Selecionar faces dos cortes para formar os pontos
  • Extrude individual e de imediato prima Enter
  • Individual Origins
  • s0.8
  • e-0.06
  • Material (cor dado)
  • Select / More
  • Material (cor pontos) / Assign
  • Object Mode
  • Add Modifier / Subdivision Surface: 4
  • Shading: Smooth

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