Criar Páginas Web de Forma Rápida e “Responsive”

Existem hoje em dia várias ‘Frameworks’ que permitem o desenvolvimento de páginas Web de forma fácil, rápida e eficiente como por outro lado permite a compatibilidade com os diferentes ‘browsers’ existentes. Existem várias vantagens no uso de ‘frameworks’, sendo que uma delas é a consistência ao nível do design, e a melhoria da experiência do utilizador ao nível funcional.

A Existência de várias frameworks, torna difícil a escolha, e então qual escolher? Ora tendo uma grande variedade a nossa disposição, e cada uma delas com as suas vantagens, torna-se difícil a escolha.

Sou vou falar de duas delas. Sendo que uma é bastante conhecida, que é o Bootstrap e a outra o AMP (Accelerated Mobile Pages)  .

Bootstrap Framework

É constituído por um conjunto de bibliotecas CSS e JS que ajudam os programadores a a criar as páginas web “amigáveis para dispositivos móveis”, sem ter que começar do inicio cada vez que se inicia um novo projeto.

Design Responsivo compatível com os dispositivos móveis em que as páginas que se adaptam automaticamente ao ecrã,  independentemente de o mesmo ser um HD de 32″ ou um smartphone antigo, a página web vai ser bonita e de fácil leitura.

O Bootstrap possui uma vasta biblioteca com certas regras definidas para a forma como um determinado elemento deve ser exibido no ecrã, através de classes. Aplicar uma classe específica em um elemento da página faz com que por exemplo esta ocupe um terço da largura do ecrã de 32 “, como também toda a largura de um smartphone antigo, de forma a permitir uma leitura mais fácil.

Então, basicamente a resposta para a pergunta o que é Bootstrap, é que este trata da aparência e da iteração com o utilizador e a página web, tornando a mesma atraente e fácil de ler em que esta é possível ser visualizada em qualquer ecrã. É possível usar temas de Bootstrap de forma isolada e criar óptimos sites com ele ou em combinação com outras frameworks.

Google AMP

Mas o que é Google AMP? AMP é uma framework HTML de código aberto desenvolvida pelo AMP Open Source Project. Foi originalmente criado pela Google como um concorrente dos artigos instantâneos do Facebook e do Apple News. AMP é optimizado para a navegação web móvel e tem por objectivo ajudar que as páginas web sejam carregadas de forma mais rápida.

Design Responsivo compatível com os dispositivos móveis em que as páginas que se adaptam automaticamente ao ecrã,  independentemente de o mesmo ser um HD de 32″ ou um smartphone antigo, a página web vai ser bonita e de fácil leitura.

Páginas rápidas em que podemos chamá-las de páginas da web “flash”, em que o código, que precisa ser lido e interpretado antes que a página seja exibida. E isto acontece enquanto o utilizador espera pacientemente. Então, o que os programadores da Google fizeram, foi desenvolver temas de AMP com um conjunto de regras rígidas para validar se é AMP ou não.

Embora o Bootstrap seja uma biblioteca que permite possíveis aparências e comportamentos dos elementos do código HTML regular, o Google AMP é um conjunto de regras que define como as páginas da Web compatíveis com AMP devem ser escritas e estruturadas.

 

Leave a Reply